Pneus, utensílios, luvas, brinquedos… Cada objeto desses têm seu próprio propósito, mas todos tem a mesma mãe: a borracha.
Existem dois tipo de de borracha disponíveis na indústria: Natural e Sintética.
Borracha Natural
A borracha natural é proveniente do látex, substância extraída da seringueira. Essa árvore nativa da Amazônia é a fonte da matéria-prima de todos esses produtos, assim como de muitos outros. O látex é uma seiva que quando coagulada dá origem à borracha natural.
O látex é um elemento composto basicamente por hidrocarbonetos, junto à pequenas porcentagens de lipídios, carboidratos e proteínas, e é um líquido esbranquiçado de aspecto viscoso que é extraído através de incisões na casca da seringueira.
Nesse processo, conhecido como sangria, é feita a remoção de um pequeno volume de casca de árvore em um corte inclinado a 30º. Assim, se torna possível o escoamento da seiva, que é armazenada em pequenos recipientes fixados no tronco da árvore.
Ele então é introduzido em máquinas específicas que realizam o trabalho de moer, misturar e empastar o material, separando as impurezas presentes para que substâncias possam a ele serem misturadas, alcançando os objetivos de elasticidade e dureza almejados.
Após a extração, o látex é devidamente armazenado para sua posterior comercialização.
Essa extração pode ser realizada em uma seringueira por mais de 25 anos, fato que contribui para a sustentabilidade do produto, uma vez que esta possui emissão zero de CO2 na atmosfera e consome bem menos energia na produção do que versão sintética, derivada do petróleo.
Borracha Sintética
A borracha sintética é derivada do petróleo e constituída a partir de um processo químico.
A borracha sintética tem moléculas menos e mais resistentes, além de serem mais baratas. É a partir da borracha sintética que são feitos os perfis aqui da IBC.
Comentários