Mesmo com forte queda da indústria, alta da inflação e dos juros, além da instabilidade econômica e política no Brasil, o setor de borracha e plástico conseguiu aumentar a produtividade.

Durante o ano de 2015 o mercado cresceu 8,1%, e manteve um crescimento de 2,4% em 2016, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos da Borracha (Abiarb) e do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (Sindibor).

O mercado para a IBC

Para a IBC, destaca-se a influência do preço do petróleo, que começou o ano de 2016 a USD27 o barril, terminando o período acima dos USD57. Este é um fator favorável aos preços, pois à medida que a Borracha Sintética (feita de petróleo) encarece, passa a haver uma maior presença de Borracha Natural nas formulações da Indústria, o que reflete em aquecimento da demanda pelo produto.

Em meio ao cenário mais positivo, empresas mundiais já anunciam investimentos no país. É o caso da Bridgestone, que anunciou um investimento de R$ 500 milhões no Brasil para os próximos 5 anos.

Não há dúvida de estarmos entrando em uma nova fase econômica. Para isso, nós aqui na IBC já estamos nos preparando para atender novas demandas.